Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Busca Ativa na Rede Municipal de Pescaria Brava

Publicado em 01/07/2021 às 15:57 - Atualizado em 01/07/2021 às 15:57

Busca Ativa na Rede Municipal de Pescaria Brava

 

O início do ano letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino de Pescaria Brava foi desafiador, assim como,  o ano de 2020. Todos nós fomos surpreendidos com algo jamais imaginado, uma pandemia mundial pela Covid-19, que vem se prolongando para além do que se previa inicialmente. 

Neste cenário, constatamos que algumas crianças/alunos das nossas Unidades Escolares que optaram pelo Ensino Remoto, com o retorno das Aulas Presenciais, não estavam realizando as atividades, portanto, evadidas da Escola. Após já terem sido contatadas por ligação de telefone e whatsapp, mensagem de texto, entre outros incentivos de retorno feitos pela equipe escolar e seus respectivos Professores, e, não havendo sucesso, buscou-se, em uma ação conjunta entre as Unidades Escolares, Secretaria de Educação e Esportes e Conselho Tutelar, uma estratégia mais efetiva de Busca Ativa em nossa Rede.  Visitamos todas as crianças/ alunos que se encontravam fora da Escola em suas respectivas casas, para entender a motivação do afastamento e propor medidas para o retorno imediato. 

A resposta na grande maioria dos casos foi rápida, com o retorno ocorrendo inclusive para o Ensino Presencial. Continuamos o monitoramento e atuando com as intervenções necessárias e com a Busca Ativa em ação. Ademais, temos o compromisso em atender todos os educandos, e entrar, literalmente, nas casas das famílias para que o vínculo escolar não seja rompido, o acolhimento, a ética do cuidado e o importar-se com outro, mais do que nunca, tornam-se uma prática para fazermos o enfrentamento dos medos e tristeza que se apresentam, e, principalmente, a garantia da proteção e dos direitos das nossas crianças/ alunos.



Nenhuma criança pode ficar fora da Escola.

 A Educação diz respeito a todos nós.